
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Enquanto alguns falam barulhentamente... outros fazem silenciosamente.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Steph mais perto do céu... e Sil, cada dia mais longe dele.



AVISO: Esse texto pode vir a desagradar muitos leitores, mas como sei que poucas pessoas acompanham tanto as competições femininas como eu, estou pouco me importando com essa insatisfação... Até porque, as críticas aqui são construtivas, e me considero tão fã da Sil, como qualquer outro brasileiro apaixonado pelo surf de competição. Isso é apenas a MINHA opinião.
Quem quiser continuar enganado, gente de rabo preso escrevendo justamente o contrário, é que não falta...
Eu entendo que termos uma Title Contender, alavanca mercado, atrai a mídia, e empolga pessoas, mas é um erro criar essa ilusão para o país... e pior, para a própria Sil!!!
A silvana é uma surfista fantástica, mas sem saber exibir seu talento nos padròes e critérios da ASP, ela vai sempre ficar nessa gangorra entre brilhante e limitada...
O que me parece claro é que, passados 2 anos, ela ainda continua um diamante bruto, enquanto que Steph, Coco, Carissa, Sally, Enever e outras, se lapidam com uma rapidez espantosa. E, em todos os sentidos aliás, não apenas no surf de bateria. As meninas estão realmente evoluindo rápido, enquanto que a Sil vai deixando de ser o terror que já foi, para essas mesmas moças.
O que a Silvana precisa, é saber mostrar o que sabe na hora certa... O surf ela tem, é apenas parar de cair nas ondas, principalmente nos moneyturns, ou após eles (arruinando notas que seriam altas)... Boiar menos quando esta sob pressão porque ela pode tirar leite de pedra até numa onda razoável.
Ela precisa controlar melhor essa relação tempo/atitude nas heats. Aprender a construir uma heat, tipo o fanning e a Steph, e não ficar achando que pode virar qualquer heat, à qualquer tempo, com uma manobra do arco da velha... ela até pode porque surfa muito, mas no mundo frio das heats e notas, na maioria das vezes ela acaba é perdendo pra alguem pior do que ela.
Resumindo, é fundamental a equipe técnica da Silvana sentar com ela, e repensar atitudes, metas e mentalidades. Esta vindo por aí uma turma muito talentosa e competitiva, a hora da Sil acertar o rumo é agora, senão vai ficar tarde pra sonhar com um caneco do WWT.
Gostaria também de manifestar minha profunda admiração pela Jacqueline Silva, outra grande surffista brasileira, profissional, guerreira e vencedora. Tem que voltar já pro WWT.
Parabéns para todas as meninas que surfam focadas na performance... nunca a performance feminina esteve tão próximas da performance masculina. E essa distancia vai cair ainda mais no futuro...
Atualmente, as meninas competidoras, já surfam mais do que metade do crowd masculino... barulhento, competitivo no mau sentido, e repleto de pregos que nem o felling de surf tem.
Eu pessoalmente adoro surf feminino, e adoro ver uma menina surfando bem, sem deixar de ser uma mulher, de ter leveza, graça e feminilidade
Forte abraço, paz e saúde,
R.O
Assinar:
Postagens (Atom)