quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Comentários sobre o Hurley Pro

WATCH OUT PARKO!!!

Bob Hurley sabe das coisas, e como sempre colocou um evento de primeira. O prêmio de 105 mil doletas também era inédito. Bob também gosta de ver seus atletas triunfando sobre os Tops, como ocorreu no UsOpen quando Brett Simpson bateu KS9 e Mick Fanning entre outros...Dessa vez foi o Rob Machado que derrubou Reis e Rainhas... Eu gostaria de comentar a performance de alguns atletas:



Rob Machado: Com seu eterno Fair Play e tranquilidade, colocou Joel pra fora do evento, e na sequência bateu Taj, um estrago no time da "billa". Mostrou um belo surf, aonde até as manobras modernas saem com uma pitada de clássico.Poesia em movimento.

Michel Bourez: Apresentou um surf de primeira, afiado e vertical. Em todas as baterias surfou usando as bordas, com velocidade e muito estilo. Só perdeu pro campeão da etapa. Na minha opinão, um dos melhores no momento. Nuances " a la Poto" enriquecem ainda mais suas apresentações.(Poto=Vetea David=Mestre taitiano de surf)

Taylor Knox: Esse cara é um exemplo para todos, dentro e fora d'água. Surfando com as bordas, e com velocidade, Taylor sempre dá seu show de surf. Só perdeu para Dane Reynolds nas quartas.

Heitor: Foi uma boa apresentação... bateu Jeremy, bateu Damien, e perdeu pra o Kelly. Observando seu surf, eu noto momentos em que a prancha não o acompanha, e em outros não lha dá segurança nos "moneyturns", gerando quedas inadmissíveis pra quem quer vencer os topguns. Parabéns!!!

GRANDE APRESENTAÇÃO DO MINEIRO

Mineiro: Muito boa apresentação. Mineiro está impiedosamente atacando os lips com rapides e verticalidade. Parece estar bem a vontade nas disputas, mostra empenho até o último segundo e, visivelmente, acredita em si, o que é ótimo. Perdeu pro Bede no detalhe... Parabéns!!!

Bede: Esse camarada é um gigante das baterias, mas seu surfe me irrita profundamente... executa manobras modernas com visual burocrata, seu "body language" sempre telegrafa a próxima manobra, eu chamaria ele de " o moderno previsível"... Um grande perigo para qualquer Top nas baterias. Também acho que suas notas são sempre ligeiramente acima do merecido.

REVOLUTION IS ON

Kelly: Com sua 5.10 conseguiu momentos incríveis de radicalidade e velocidade. Surfando veloz no pocket das ondas, Kelly bateu Simpo, Kekoa, Heitor, caindo para um Fanning on fire nas semis. Olho no Kelly, pois seus experimentos buscando pranchas menores e eficientes, estão criando novos patamares surfísticos.


ISSO É HOTDOG

Dane Reynolds: Magnífico!!! apresentou o melhor surf do evento, executou várias manobras futurístas, surfou no pocket com velocidade, estilo e imprevisibilidade. Show de surf... ou seria um freesurf em bateria??? Sua prancha, uma 5,7, é outra peça dessa revolução de pranchas pequenas que o Kelly e o AL estão fazendo.





MICK FANNING ON FIRE
Mick Fanning: Me pareceu que o Mick acordou daquele "bliss" que é ser Campeão Mundial... Não que ele não tenha surfado bem em 2008, mas em Trestles Mick voltou a mostrar sua garra de 2007, e quando isso acontece, é dificil segurar o cara...surfe de categoria realizado com garra e paixão. Parabéns Mick.... que surfou de 5.10 e nao com sua tradicional 6.0... esse cara já viu o que vem pela frente... Se Mick embala nessa segunda metade do ano, Parko pode ver seu sonhado título ir parar nas mãos do vizinho.

Parko: Observe a garra e a paixão dum Mick Fanning, dum Mineiro, surfando uma bateria... Estou te achando relaxado demais nas heats... fazer manobras dificeis parecerem fáceis pode ser uma faca de dois gumes amigo....

Vamos agora para a França conferir esse novo capítulo do tour... ah, sem esquecer de torcer no WQS pelo Willian Cardoso, Jadson André entre outros... Precisamos uma melhor representação no tour de 2010.
Forte abraço e saúde,
R.O

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Willian "Pottz" Cardoso e o surf brasileiro


Venho acompanhando atentamente à perna européia do WQS, e pessoalmente, não tenho ficado feliz com o desempenho dos brasileiros. Bons momentos, isoladamente, de fato ocorreram, mas a grande figura deste ano tem sido Willian Cardoso. E não falo isso baseado apenas em seus resultados. O que tenho visto na telinha é um surf moderno, com linha e verticalidade.

Hoje, acompanhando sua bateria nas 8as de final em Pantín, testemunhei Willian colocar Alain Riou na "KOMBI" em apenas 3 minutos... 7,5 na primeira e sua segunda onda foi fantástica, 8,17. Se fosse o Parko , Fanning ou Kelly os juízes dariam 9,5/10... O surfe apresentado nessa onda foi tão superior à todo o resto visto por mim, que tive que abrir esse blog e escrever esse texto. E vou além, o surf apresentado por ele me lembrou muito o surf da Pottz naquele ano que ele levou o título, 89 se não me engano...

Para o surf brasileiro é fundamental a entrada de um surfista desse gabarito no WCT... Nosso ano no "CT" tem sido terrível. É verdade que o Mineiro está apresentando excelentes resultados e, "é o cara da vez por aqui e por lá", mas o Jihad e o Heitor não conseguiram ainda sair do escuro, e pior, apresentam surf de pouca qualidade em ondas de qualidade.

No geral, o Brasil tem sido muito mau representado no Tour... apenas três atletas, com dois capengando...muito pouco.

Por isso a torcida é para em 2010 vermos Willian Cardoso, Jadson Andre, Wigoly Dantas e outros, se juntando ao Mineiro.

Eu quero ver os brasileiro surfando forte, moderno e vertical. Para mim, mais importante que buscar resultados apenas, é buscar afinar seu surf, tecnicamente e visualmente para a platéia ( em bom português, sem estilo e harmonia não dá!!!). O mineiro já tem os resultados, mais ainda está alguns "stylepoints" do Parko, Taj Ou Fanning... Conquistando esse último requisito, Mineiro pode ser, realmente, um candidato ao título no futuro.

O que não dá pra engolir é ver brasileiro caindo de maduro, seja no WQS , seja no WCT.

Vamos torcer para o Pedra e o Willian amanha cedo, 05:30 am nas 4as de final em Pantín, pela ordem das chaves, pode rolar outra final Brasileira.

Boas ondas e saúde

R.O