sábado, 27 de outubro de 2007

Lage do Pai Vitório


O final do mês de setembro, como sempre, foi castigado pelo vento Nordeste. Durante vários dias de ventania, o LITMUS sequer foi pra água. A ondulação de nordeste que desce com esse vento é impressionante, mas até que o vento vire para o Sudoeste ou Sul, os picos principais Ilha, Boqueirão, Lage e "Nossos" , não funcionam, já que, de onshore essas ondas ficam fareladas e tortas. É necessário estar preparado para o dia que o vento para e depois vira. Esse é o momento de glória.

Esse ano tive a sorte de chegar na ilha vazia com 4-5 pés e onshore fraco. Já no outside, passada meia hora, entra o offshore (sudoeste) e as ondas de boas, ficam mágicas e durante outra meia hora surfamos um mar irretocável. Depois entrou uma galera de Arraial que dominou o outside. As ondas estavam PERFEITAS... de repente o vento aumenta muito, e depois, aumenta ainda mais... O mar ficou impossível, e todos saíram... e fim do surf naquele dia.

No dia seguinte, acordamos cedo e rumamos para a Lage do Pai Vitório, a aproximadamente uma hora de navegação... o swell de nordeste ainda bombava com 3 - 4 pés, e o vento sudoeste havia dimunuido muito durante a noite, tornando nosso navegar muito agradável.

Chegamos na maré vazia subindo, e as ondas tinham 2 - 3 pés lisos. Com a entrada da maré, as condições melhoraram bastante... e tanto as direitas quanto as esquerdas estavam bem cavadas e manobráveis.

No auge da maré alta, as ondas ficaram cheias, e como já estávamos pregados, o lance foi voltar a bordo, puxar o ferro e retornar para Cabo frio.

Os dias que consigo conciliar navegação e surf são clássicos... viver momentos assim com os amigos é um grande previlégio, e a essencia do meu projeto.

Olhos abertos sobre as condições climáticas, pois momentos como os aqui narrados, voltarão a acontecer.

R.O.


4 comentários:

Anônimo disse...

é a navegância por estes cantos de cima, com uma tripulação astuta e sagaz, ávidos por peixes e ondas, que torna não só mágicos mas como eternos momentos de glória...

Ahola um kibe e um holywood

Rodrigo Osborne disse...

É isso mesmo amigo...Durante os idos anos 80, quando o surfe creceu e virou gente, vários tops costumavam comer um kibe e fumar um holywood antes das "heats"... Infelizmente, em 90 a ASP proibiu esse hábito no seu Rule Book, alegando que "os kibes estavam fazendo mau aos atletas...". Foi uma pena. Quem não se lembra daquele anúncio da INSTINC, com o Shaun Tompson comendo um kibe,na beira dágua, minutos antes de bater Tom Carrol na final do Guston 500 ???
Hoje em dia os caras acham mais "style" chegar na praia com um violão ou um kimono.
R.O.

Anônimo disse...

Fala R.O,

Sempre nessa época, boas ondas na Lage de búzios. Dá pra pernoitar a bordo do Litmus?
Abraço,
Eduardo do CRJ

Anônimo disse...

Sob não sobre
Valeu Eu