quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Willian "Pottz" Cardoso e o surf brasileiro


Venho acompanhando atentamente à perna européia do WQS, e pessoalmente, não tenho ficado feliz com o desempenho dos brasileiros. Bons momentos, isoladamente, de fato ocorreram, mas a grande figura deste ano tem sido Willian Cardoso. E não falo isso baseado apenas em seus resultados. O que tenho visto na telinha é um surf moderno, com linha e verticalidade.

Hoje, acompanhando sua bateria nas 8as de final em Pantín, testemunhei Willian colocar Alain Riou na "KOMBI" em apenas 3 minutos... 7,5 na primeira e sua segunda onda foi fantástica, 8,17. Se fosse o Parko , Fanning ou Kelly os juízes dariam 9,5/10... O surfe apresentado nessa onda foi tão superior à todo o resto visto por mim, que tive que abrir esse blog e escrever esse texto. E vou além, o surf apresentado por ele me lembrou muito o surf da Pottz naquele ano que ele levou o título, 89 se não me engano...

Para o surf brasileiro é fundamental a entrada de um surfista desse gabarito no WCT... Nosso ano no "CT" tem sido terrível. É verdade que o Mineiro está apresentando excelentes resultados e, "é o cara da vez por aqui e por lá", mas o Jihad e o Heitor não conseguiram ainda sair do escuro, e pior, apresentam surf de pouca qualidade em ondas de qualidade.

No geral, o Brasil tem sido muito mau representado no Tour... apenas três atletas, com dois capengando...muito pouco.

Por isso a torcida é para em 2010 vermos Willian Cardoso, Jadson Andre, Wigoly Dantas e outros, se juntando ao Mineiro.

Eu quero ver os brasileiro surfando forte, moderno e vertical. Para mim, mais importante que buscar resultados apenas, é buscar afinar seu surf, tecnicamente e visualmente para a platéia ( em bom português, sem estilo e harmonia não dá!!!). O mineiro já tem os resultados, mais ainda está alguns "stylepoints" do Parko, Taj Ou Fanning... Conquistando esse último requisito, Mineiro pode ser, realmente, um candidato ao título no futuro.

O que não dá pra engolir é ver brasileiro caindo de maduro, seja no WQS , seja no WCT.

Vamos torcer para o Pedra e o Willian amanha cedo, 05:30 am nas 4as de final em Pantín, pela ordem das chaves, pode rolar outra final Brasileira.

Boas ondas e saúde

R.O

8 comentários:

Julio Adler disse...

Grande texto Capitão!

Marcelo Costa disse...

Parabêns RO...perfeito!
Abços

Marcelo Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Themudo disse...

RUTRIGO !!!!!!!!!!!!!!
Que bela surpresa saber que vc anda dividindo seus conhecimentos nesse blog , confesso que não sabia , vou acompanhar de perto agora .
Aí , outro dia acompanhei uma bateria do Pedro Henrique no Supersurf e achei ele BEM acima dos demais , foi em Ubatuba.
Bem meu camarada , vamos ver se marcamos 1 meeting 1 dia desses .
abs e parabens pelo blog.
Pedro "poeta" Themudo

Rodrigo Osborne disse...

Fala Pedrão!!!
fiquei amarradão com sua presença... Com certeza, vamos marcar um evento, e também um surf...
forte abraço do amigo,
R.O

Sebo de pranchas disse...

parabenss R.O muito bom os comentarios!!!
Quem acompanhou o wct essa ultima semana pode finalmente ver o heitor inspirado na marola e o mineiro como sempre muito constante e competitivo mas eu quero ver quando o heitor vai pegar ondas d verdade e fazer uma temporada diguina. realmente estamos precisando d renovaçao!!!
ainda temos algumas etapas esse ano, vamos ver se esse resultado inspira o kra a fazer mais alguns resultados...

Anônimo disse...

Fala R.O

Confesso que também passo por aqui de vez em quando. Depois da matéria da Ilha você ficou muito tempo sumido.
Aliás,as fotos da Ilha me trazem boas lembranças.
Continue sempre escrevendo...

abraço

Lobo

Rodrigo Osborne disse...

Grande Lobo!!!
Estive mesmo sem escrever um tempão... Vc sabe, problemas que vem e que vão. O importante é ter o surf, a família e os amigos, e sempre acordar naquela pilha que a vida começa agora!!!
forte abraço,
R.O